• Cabeçalho

Voluntariado

É um serviço gratuito à pessoa que sofre.  

 

A Clínica desenvolve um Modelo Assistencial que integra as dimensões técnicas e humanizadoras. Baseia-se no respeito pela dignidade da pessoa e expressa-se numa assistência integral-bio-psico-social espiritual e religiosa.

 

Os doentes são a razão da e existência da nossa Clínica, dar-lhe toda atenção e cuidados constitui a finalidade das nossa instituição de Saúde Mental e Psiquiatria. 

 

O voluntariado integra-se plenamente no Modelo Assistencial Hospitaleiro, reforçando a atenção hospitaleira baseada nos princípios de gratuidade e solidariedade.

 

O Voluntário hospitaleiro é:

  • Uma pessoa que se compromete LIVREMENTE
  • de forma GRATUITA e RESPONSÁVEL
  • para colaborar na ATENÇÃO INTEGRAL às pessoas assistidas, destinatários da missão hospitaleira
  • através de uma atuação ORGANIZADA
  • realizada em EQUIPA
  • fazendo parte da COMUNIDADE HOSPITALEIRA
  • e sendo sinal e fermento de VALORES de uma sociedade ativa, humana e fraterna.

 

Ser Voluntário Hospitaleiro Uma opção pela Hospitalidade

O  voluntário hospitaleiro oferece o melhor de si mesmo: a sua  pessoa, as suas qualidades, potencialidades, dons, humanidade o seu tempo e, sobretudo, a  sua presença amiga, desenvolvendo a sabedoria do saber dar-se, gratuitamente, ao doente, através de pequenos-grandes  gestos e atitudes que marcam a diferença nas suas  vidas.

  

A presença dos Voluntários na Clínica constitui uma mais valia para os Utentes e para os outros elementos da Comunidade Hospitaleira, da qual fazem parte integrante, contribuindo para um aprofundamento e consolidação dos laços que unem os vários membros desta Comunidade, mediante um compromisso responsável, criativo, constante e generoso em pleno exercício da cidadania ativa.    

 

A determinação do tipo de atividades, na qual o Voluntário e a Clínica se comprometem mutuamente, realiza-se atendendo às necessidades dos utentes e tendo em conta as qualidades, capacidades e possibilidades do voluntário e as possibilidades e limites da Instituição.

 

O carisma e o estilo hospitaleiros, que caracterizam e animam a vida deste Centro, fazem parte integrante do programa de formação dos voluntários e inspiram a concretização das suas atividades na Clínica.  

 

A Clínica tem um total de 35 Voluntários que intervêm com os Utentes em diversas áreas:

- Acompanhamento: acolhimento, escuta ativa/diálogo, relação de ajuda…

- Apoio na alimentação e mobilidade, estimulação do autocuidado…

- Lazer e tempos livres: jogos, passeios, animação de festas, atividades desportivas, tai chi…

- Ocupacionais e de expressão: desenho e pintura, clube de leitura, alfabetização, informática, teatro, dança e folclore, música, Grupo Coral, apoio na Biblioteca dos Utentes, …  

- Socialização: colaboração nas atividades dinamizadas na comunidade envolvente, apoio na correspondência, chamadas telefónicas, visitas quando o Utente está hospitalizado noutra Instituição e acompanhamento a consultas no exterior…

- Pastoral da Saúde - cuidados espirituais e religiosos: colaboração nas áreas da Evangelização e Celebração: grupos de oração/catequese, acompanhamento dos utentes às cerimónias religiosas  e outras atividades... 

 

Aos  Voluntários Hospitaleiros são garantidos pela Instituição todos o direitos, entre outros, seguro, no tempo em que desenvolvem as suas atividades a favor dos Utentes.  

 

INSCRIÇÕES ABERTAS TODO O ANO

 

Contacto:

Telefone: 217 125 110


A Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras Lisboa – Clínica Psiquiátrica S. José pretende reforçar a sua equipa de Ajudantes de Enfermaria.

Envie o seu CV atualizado para o seguinte email: recrutamento.cpsj@irmashospitaleiras.pt.

 

Nota: As candidaturas apenas serão válidas através do envio para o email mencionado.

 

Irmãs Hospitaleiras | Unidades de Saúde

A Ciência de Cuidar.

 

 

JoomlaXTC News - Copyright Monev Software LLC

© Copyright 2022, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.