• Cabeçalho

Pastoral da Saúde

 

A Pastoral da Saúde é a ação organizada da Igreja Católica que faz presente a missão de Jesus junto das pessoas doentes.

              

A Pastoral da Saúde faz parte essencial do Projeto Hospitaleiro de Assistência Integral à pessoa assistida, acolhendo a todos sem distinção de raça, religião, ideologia ou classe social.

 

A ação pastoral no mundo da Saúde Mental e Psiquiatria é um serviço de amor à pessoa assistida, que faz presente os gestos sanadores e salvadores de Jesus, Bom Samaritano que se inclina sobre a humanidade que sofre.

Na Clínica a Pastoral da Saúde, torna-se um serviço especializado, necessário, para uma assistência integral à pessoa que sofre, desenvolvendo a sua ação em colaboração com os outros serviços, oferecendo aos utentes,  e a toda a Comunidade Hospitaleira, e sob várias formas, a sua especificidade - fazer presente a missão sanadora de Jesus.

 

O centro  principal da nossa ação pastoral é o doente. A centralidade da pessoa que sofre, tem as suas raízes mais profundas a missão de Jesus no mundo do sofrimento psíquico, onde a  pessoa doente  sempre foi o  protótipo da sua intervenção terapêutica e  sanadora, bem como, desde os primórdios da  Congregação.  

 

Numa visão integral da pessoa, este serviço  oferece espaços e momentos de valorização e desenvolvimento da dimensão espiritual  e religiosa da pessoa.

 

O Serviço de Pastoral é dinamizado por uma equipa multidisciplinar: dois colaboradores, duas irmãs e o capelão, numa articulação constante com os outros serviços assistenciais da Clínica e, realiza as  atividades planeadas  anualmente,  com colaboração da Comunidade Hospitaleira.

 

A intervenção Pastoral desenvolve-se através de programas específicos e diferenciados primordialmente, em três áreas de intervenção: 

 

- Anuncio/evangelização: o anúncio da Boa Notícia de Jesus, que cura e salva: Grupos de catequese, reflexão e oração diferenciados…

 

- Celebração da fé e oração: ações que favoreçam a expressão da fé: celebrações litúrgicas, momentos de oração, celebração dos sacramentos, peregrinações...

 

- Acompanhamento pastoral, espiritual-religioso: diálogo e acompanhamento individual e de grupo dos destinatários da Pastoral.

 

Esta intervenção abrangente faz parte da abordagem integral do Modelo Assistencial Hospitaleiro e visa o atendimento das pessoas assistidas com necessidades espirituais e religiosas, bem como, de outros elementos da Comunidade Hospitaleira. 

 

Contacto:

Telefone: 217 125 110


A Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras Lisboa – Clínica Psiquiátrica S. José pretende reforçar a sua equipa de Ajudantes de Enfermaria.

Envie o seu CV atualizado para o seguinte email: recrutamento.cpsj@irmashospitaleiras.pt.

 

Nota: As candidaturas apenas serão válidas através do envio para o email mencionado.

 

Irmãs Hospitaleiras | Unidades de Saúde

A Ciência de Cuidar.

 

 

JoomlaXTC News - Copyright Monev Software LLC

© Copyright 2022, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.